DIG indicia suspeita de injúria racial contra vereadora

Fotos: Francisco Lima Neto

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Campinas indiciou uma mulher suspeita de ataque racista contra a vereadora Paolla Miguel (PT), durante sessão da Câmara Municipal de Campinas, no último dia 8.

O depoimento da suspeita estava marcado para as 14h, dessa quarta-feira (17), mas ela apareceu de surpresa na delegacia por volta das 8h, o que foi entendido como uma manobra para evitar a imprensa.

Na sessão da Câmara, enquanto a vereadora defendia um projeto em votação sobre o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, um grupo de manifestantes de direita gritava palavras de ordem contra a vacinação e contra a exigência de apresentação de comprovante de imunização para ingressar em eventos. Os participantes também xingavam os vereadores até que a frase “preta lixo” foi ouvida.

A suspeita foi identificada pelo vereador Jorge Schneider (PL), em depoimento na semana passada. Foram analisadas imagens da sessão e também de celulares. Contudo, o delegado José Glauco Ferreira, responsável pelo caso, disse que o material não contribuiu para confirmar a autoria do crime porque as pessoas usavam máscaras e estava muito barulho. A mulher negou a autoria da frase.

“Ela negou ter a intenção de ofender a vereadora e que não foi intenção dela praticar o crime de injúria racial”, explicou o delegado.

A suspeita afirmou que disse “Petta lixo”, contra o vereador Gustavo Petta (PC doB), mas ainda assim, ela foi indiciada com base no depoimento da testemunha.

“Ela usou a expressão Petta lixo, que fez referência a outro vereador que não era a que estava falando. Ela foi indiciada e a polícia em breve vai encaminhar para o poder judiciário”, apontou Ferreira.

A mulher ainda apresentou duas testemunhas que comprovariam que a frase foi direcionada a Gustavo Petta. Elas devem ser ouvidas ainda nessa semana.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tomate dispara e puxa alta de 6,3% nos preços dos legumes

GM de Americana prende trio suspeito de aplicar golpes em caixas eletrônicos na região 

Polícia Civil apreende centenas de garrafas de bebidas em galpão em Sousas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.