Ouça ao vivo

Novembro azul reforça importância do exame de próstata

Foto: Carlos Bassan / Prefeitura de Campinas

O prefeito Dário Saadi, em alusão à campanha Novembro Azul, fez alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Campinas registra entre 500 e 600 novos casos anualmente, deste que é o segundo câncer mais frequente entre os homens, atrás dos tumores de pele. Na live o prefeito reuniu vários profissionais da área.

De acordo com Dário, quando o câncer é diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 90%. Mas muitos homens alegam falta de sintomas para não fazer exame.

“Para que o câncer dê sintoma precisa estar em estágio avançado. Ausência de sintomas não deve ser desculpa para não fazer diagnóstico precoce. Homens a partir dos 45 anos devem procurar o médico para fazer os exames”, afirmou o prefeito, que é urologista.

Sérgio Bisogni, presidente da Rede Mário Gatti, reforçou a necessidade de os homens se cuidarem, de criarem uma cultura de procurar o médico rotineiramente em qualquer situação.

“As mulheres são as grandes responsáveis para levar os homens ao médico. Eles não gostam de ir, mas precisam se conscientizar dessa necessidade. Ao buscar atendimento podem ter diagnóstico não só de câncer de próstata, mas de outras doenças que nem sabiam que tinham, como pressão alta, diabetes”, afirmou.

Na fase inicial, explicou o urologista Fábio Thadeu Ferreira, coordenador do Serviço e da Residência Médica em Urologia da Rede Mario Gatti, o câncer de próstata não tem sintomas.

“É uma doença silenciosa e por isso fazer exames preventivos são essenciais. Eles são fáceis, simples e indolores”, afirmou.

Um deles é o PSA (Antígeno Prostático Específico), um hormônio produzido pela próstata, mas também pela uretra e glândulas salivares.

“O fato se ser elevado não significa existência de câncer, mas acende o sinal amarelo para ser investigado”, afirmou.

Outro exame é o toque retal. Segundo o urologista Edson Soares Bezerra, 20% dos casos da doença são diagnosticados exclusivamente por esse exame, que deveria fazer parte do exame físico normal, dura de sete a dez segundos e não dói.

Durante o Novembro Azul, a Secretaria de Saúde vai intensificar os cuidados com a saúde do homem. As unidades estão decoradas com balões azuis e cartazes sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Os centros de saúde estão realizando testes rápidos de HIV, sífilis e glicemia, além de aferição de pressão arterial e orientações para uma vida saudável, que podem incluir o exame de PSA. A orientação é para que os homens procurem o centro de saúde mais próximo de suas residências.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.