A partir desta quinta-feira, toda a população adulta que já tenha recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 poderá receber a dose adicional, após um intervalo de 5 meses. De acordo com Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, a ampliação da medida, antes recomendada só para maiores de 60 anos e profissionais da saúde se respalda numa garantia de que haverá doses suficientes para atender ao novo público-alvo.
Essa garantia considera até mesmo o aumento da demanda, com uma possível inclusão das crianças de 5 a 11 anos que em breve terão autorização para recebera vacina da Pfizer. No entanto, Regiane afirma não haver uma definição quanto ao aumento na necessidade de aquisição de vacinas, após a FDA ter recomendado uma segunda dose para aqueles imunizados com a vacina da Janssen.
A população vai receber como dose adicional o imunizante que estiver disponível no momento da vacinação. O Governador João Doria anunciou ainda uma queda nos indicadores de internações por covid-19 no Estado de São Paulo, com 56% dos hospitais estaduais sem nenhum paciente com covid-19. Apesar da melhora nos indicadores da pandemia, ainda não houve a liberação do uso de máscara em locais públicos. A expectativa é de que isso ocorra nas próximas duas semanas se os indicadores da pandemia continuarem positivo