Ouça ao vivo

FEAC lança campanha Doe Campinas para fortalecer a cultura de doação

Foto: Divulgação FEAC

A Fundação FEAC lançou a campanha Doe Campinas para promover a cultura de doação na cidade durante o mês de novembro. O objetivo é que tanto pessoas físicas quanto estabelecimentos comerciais criem campanhas de doações em benefício de causas ou organizações da sociedade civil que queiram apoiar. A iniciativa faz parte do Dia de Doar, movimento internacional de incentivo à cultura de doação, que neste é realizado nesta terça-feira (30).

De acordo com Camila Stefanelli, líder do programa Cidadania Ativa da Fundação FEAC, a campanha quer disseminar a cultura da doação.

“Os objetivos dessa campanha são incentivar as pessoas e empresas que existe esse dia de doar, trazer para a pauta, mobilizar pessoas e empresas para fazerem doação, seja de alimento, recurso, roupa, talento, e encabeçar o movimento para tornar Campinas mais generosa, mais solidária”, explica.

Os interessados em participar podem acessar a plataforma doecampinas.org.br. Para estimular a criação de campanhas por pessoas e empresas, a FEAC vai disponibilizar gratuitamente materiais como cartazes, banners e caixas personalizadas para receber doações. Basta preencher um formulário no site da Fundação FEAC.

“Então se o condomínio, uma escola, uma academia, ou qualquer outro estabelecimento comercial quiser fazer uma ação de arrecadação, pode entrar no site fazer o cadastro e consegue retirar o kit”, diz.

 

A cultura de doação no Brasil

O Brasil tem um histórico de grandes movimentos de doação em momentos de urgência. Nos três primeiros meses da pandemia, por exemplo, o Monitor das Doações Covid-19, da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, registrou mais de R$ 5 bilhões doados para iniciativas em torno da pandemia.

Já o apoio mais sistemático, recorrente a causas e organizações da sociedade civil costuma ser mais desafiador. Um ranking de solidariedade da organização internacional Charities Aid Fountation, publicado em junho de 2021, colocou o Brasil em 54º nesse quesito entre 114 países. O estudo analisa três comportamentos: doação, ajuda a um estranho e voluntariado. Foi a melhor posição do país desde que o ranking foi criado, em 2009.

É nesse contexto que aconteceu em 2013, a primeira edição brasileira do Dia de Doar, campanha surgida nos Estados Unidos no ano anterior como um contraponto solidário à Black Friday, data de incentivo ao consumo. Por isso, o Dia de Doar sempre ocorre na terça-feira seguinte à sexta-feira consumista.

Atualmente, o Dia de Doar ocorre em 85 países. “Assim como acontece com a Black Friday, queremos que um dia as pessoas saibam com semanas de antecedência que o Dia de Doar vai acontecer”, ressalta Marcela Doni, analista do Programa Cidadania Ativa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.