Grupo conscientiza motociclistas para evitar acidentes

Acidente entre ônibus e motocicleta em Campinas (Foto: Leandro Las Casas)

Os motociclistas fazem parte do grupo que representa 48% dos acidentes fatais de Campinas. De janeiro a agosto deste ano, segundo a Emdec, 45 motoristas faleceram, sendo 22 de acidentes em vias urbanas e 23 nas rodovias.

Para que o número de acidentes e mortes possa diminuir, a conscientização e educação de trânsito são essenciais. Por isso, a Prefeitura de Campinas tem realizado a Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza).

Na sexta-feira, 12, membros da Liga do Trauma da Unicamp, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Emdec e Rota das Bandeiras conversaram com motociclistas no Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, em Campinas. Além das orientações gerais e entrega de kits, foram ensinadas também medidas de primeiros socorros aos motociclistas.

Cabo Rímoli, membro do Corpo de Bombeiros, afirmou que a educação no trânsito muda o olhar das pessoas: “Para as pessoas que já tiveram a experiência de ir ao oculista, que ele vai passando as lentes e a gente vai conseguindo enxergar aquelas letrinhas que ficam no fundo da parede? A ideia de educação é trazer essa conscientização. Todas as pessoas envolvidas e que transitam nas vias, que elas possam ter esse olhar de dirigir para si e para o outro”, disse.

Para Natallie Guimarães, estudante de enfermagem e membro da Liga do Trauma da Unicamp, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento na área pode auxiliar em um acidente de trânsito. A aluna afirma que as medidas de primeiros socorros podem salvar vidas e ela dá algumas dicas.

“A primeira dica é sempre privilegiar a sua segurança e a segurança de outras pessoas. Chegou na cena, identifique o que está acontecendo, como está, o que aconteceu naquele momento e sinalizar a cena. O segundo passo é chegar nessa vítima, bater nos dois ombros dela, chamando em voz alta essa vítima para identificar se ela está acordada, em parada (cardíaca). O terceiro é chamar ajuda, sempre chamar o samu, 192. E o quarto é fazer as manobras que consegue. Então olhar a linha mamilar e com essa parte gorda da mão, colocar entre os mamilos e fazer de 100 e 120 compressões”, explicou.

A Campanha 3Rs foi inaugurada dia 4 de novembro e a primeira ação foi feita na Avenida Norte-Sul, que teve a participação de 350 motociclistas. Esse trabalho será feito em diferentes pontos da região de Campinas até fevereiro de 2022.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

HC da Unicamp recebe álcool absoluto para tratar intoxicações por metanol 

Campinas confirma nova morte por gripe; cidade já soma 53 óbitos em 2025

Motociclistas lideram ranking de infrações em Campinas no mês de setembro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.