Ouça ao vivo

Grupo conscientiza motociclistas para evitar acidentes

Acidente entre ônibus e motocicleta em Campinas (Foto: Leandro Las Casas)

Os motociclistas fazem parte do grupo que representa 48% dos acidentes fatais de Campinas. De janeiro a agosto deste ano, segundo a Emdec, 45 motoristas faleceram, sendo 22 de acidentes em vias urbanas e 23 nas rodovias.

Para que o número de acidentes e mortes possa diminuir, a conscientização e educação de trânsito são essenciais. Por isso, a Prefeitura de Campinas tem realizado a Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza).

Na sexta-feira, 12, membros da Liga do Trauma da Unicamp, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Emdec e Rota das Bandeiras conversaram com motociclistas no Jardim Nossa Sra. Auxiliadora, em Campinas. Além das orientações gerais e entrega de kits, foram ensinadas também medidas de primeiros socorros aos motociclistas.

Cabo Rímoli, membro do Corpo de Bombeiros, afirmou que a educação no trânsito muda o olhar das pessoas: “Para as pessoas que já tiveram a experiência de ir ao oculista, que ele vai passando as lentes e a gente vai conseguindo enxergar aquelas letrinhas que ficam no fundo da parede? A ideia de educação é trazer essa conscientização. Todas as pessoas envolvidas e que transitam nas vias, que elas possam ter esse olhar de dirigir para si e para o outro”, disse.

Para Natallie Guimarães, estudante de enfermagem e membro da Liga do Trauma da Unicamp, qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento na área pode auxiliar em um acidente de trânsito. A aluna afirma que as medidas de primeiros socorros podem salvar vidas e ela dá algumas dicas.

“A primeira dica é sempre privilegiar a sua segurança e a segurança de outras pessoas. Chegou na cena, identifique o que está acontecendo, como está, o que aconteceu naquele momento e sinalizar a cena. O segundo passo é chegar nessa vítima, bater nos dois ombros dela, chamando em voz alta essa vítima para identificar se ela está acordada, em parada (cardíaca). O terceiro é chamar ajuda, sempre chamar o samu, 192. E o quarto é fazer as manobras que consegue. Então olhar a linha mamilar e com essa parte gorda da mão, colocar entre os mamilos e fazer de 100 e 120 compressões”, explicou.

A Campanha 3Rs foi inaugurada dia 4 de novembro e a primeira ação foi feita na Avenida Norte-Sul, que teve a participação de 350 motociclistas. Esse trabalho será feito em diferentes pontos da região de Campinas até fevereiro de 2022.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.