No Instituto Agronômico, Estado inaugura quatro laboratórios de pesquisa

Foto: Francisco Lima Neto

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) recebeu na manhã de terça-feira (30) uma cerimônia de comemoração dos 130 anos de atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. No evento foram inaugurados quatro laboratórios de pesquisa agropecuária, com investimento de R$ 1,8 milhão.

O vice-governador Rodrigo Garcia comemorou o investimento e disse que ele resulta em aumento de produtividade e renda.

“Esses laboratórios estão permitindo que o Estado de São Paulo, através dos seus institutos, forneça ao Brasil novos cultivares de mandioca e isso faz com que além da mandioca, além do café, a gente possa disseminar novas culturas e cultivares por todo o Brasil. Isso aumenta a produtividade, isso faz com que aumente a renda no campo e possa pensar em reduzir o preço dos alimentos”, disse.

Em Campinas, passa a funcionar a nova planta-piloto de processamento térmico do Instituto de Tecnologia de Alimentos. O espaço será usado em pesquisas para inovação em processos de pasteurização e esterilização de alimentos perecíveis.

Nova Odessa passa a sediar o laboratório de aves e ovos do Instituto de Zootecnia, que vai atender demandas sobre qualidade, genética, reprodução, bem-estar e difusão de conhecimentos em diferentes sistemas de produção na avicultura.

Outros dois novos centros de pesquisa ficam na capital. O laboratório de experimentação em sanidade de peixes do Instituto da Pesca será utilizado para combate a bactérias e vírus na produção de pescado.

Já o laboratório de doenças de suínos do Instituto Biológico passa a promover análises para viabilizar o comércio e a exportação dos animais, garantindo a sanidade da suinocultura e a qualidade da carne brasileira.

De acordo com Rodrigo Garcia, os investimentos são muito importantes para o setor.

“Os investimentos que nós estamos fazendo aqui hoje darão muitos resultados positivos ao agronegócio. Além disso, parcerias importantes com a Associação Brasileira de Gado Zebu na produção de genética animal e tantas outras ações”, afirmou.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, disse que o desafio é a retomada com sustentabilidade.

“Nosso principal desafio é a retomada. É produzir cada vez mais em menor área. Por isso que temos investido muito em pesquisa”, explicou.

Ainda no evento em comemoração aos 130 anos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, os ex-secretários da Pasta, e as mulheres do agronegócio foram homenageados.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cidadania expulsa deputado estadual Rafa Zimbaldi por suposta dupla filiação

Polícia Civil faz operação contra bebidas falsificadas em Americana

Temporal com ventos fortes derruba árvores e afeta energia em Serra Negra 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.