Ouça ao vivo

Nova licitação prevê fim da validade na recarga do Bilhete Único

Foto: Valéria Hein

A validade de um ano para as recargas do Bilhete Único será extinta de acordo com a nova licitação do transporte público de Campinas. As novas normas foram divulgadas pelo secretário de Transportes, Vinicius Riverete, durante uma sessão pública no Salão Vermelho do Paço Municipal, onde foram apresentadas as bases do processo de licitação. “Não haverá mais a validade e vamos licitar uma outra empresa com a função específica de administrar a bilhetagem”.

O questionamento partiu do usuário do sistema Rony Carlos, presente na reunião, que foi aberta à população. “É comum que passageiros percam o dinheiro da recarga no cartão quando a validade do saldo acaba”. Outra pergunta foi de Caio Vinícius da Silva Novaes, que tem um canal de discussão sobre o tema no Facebook. “Meu questionamento é sobre a demora para o Sistema BRT entrar em funcionamento”. Vinicius Riverete reafirmou que a responsabilidade pela obra é da Secretaria de Infraestrutura. “A Secretaria de Infraestrutura promete a entrega da obra para Junho de 2022”.

A reunião pública contou com a participação de um consultor da FIPE. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi contratada pela Prefeitura R$ 1,64 milhão para fazer uma auditoria nos atuais contratos com as empresas de ônibus e orientar as alterações, considerando principalmente os apontamentos feitos pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado.

Foram sugeridas adequações às exigências ambientais, como a frota limpa ou elétrica, à redução na demanda de passageiros com o impacto do teletrabalho e a concorrência com o transporte por aplicativos. O estudo apresentado pela FIPE incluiu ainda simulações de contratos para 15 e 20 anos, demonstrando que a variável de 20 anos representaria uma economia de R$ 150 milhões aos cofres do município.

Foi aberto um canal de comunicação no site da Emdec que ficará disponível pelo período de um mês para que a população envie os questionamentos e sugestões no link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.