Nova licitação prevê fim da validade na recarga do Bilhete Único

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Valéria Hein

A validade de um ano para as recargas do Bilhete Único será extinta de acordo com a nova licitação do transporte público de Campinas. As novas normas foram divulgadas pelo secretário de Transportes, Vinicius Riverete, durante uma sessão pública no Salão Vermelho do Paço Municipal, onde foram apresentadas as bases do processo de licitação. “Não haverá mais a validade e vamos licitar uma outra empresa com a função específica de administrar a bilhetagem”.

O questionamento partiu do usuário do sistema Rony Carlos, presente na reunião, que foi aberta à população. “É comum que passageiros percam o dinheiro da recarga no cartão quando a validade do saldo acaba”. Outra pergunta foi de Caio Vinícius da Silva Novaes, que tem um canal de discussão sobre o tema no Facebook. “Meu questionamento é sobre a demora para o Sistema BRT entrar em funcionamento”. Vinicius Riverete reafirmou que a responsabilidade pela obra é da Secretaria de Infraestrutura. “A Secretaria de Infraestrutura promete a entrega da obra para Junho de 2022”.

A reunião pública contou com a participação de um consultor da FIPE. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas foi contratada pela Prefeitura R$ 1,64 milhão para fazer uma auditoria nos atuais contratos com as empresas de ônibus e orientar as alterações, considerando principalmente os apontamentos feitos pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado.

Foram sugeridas adequações às exigências ambientais, como a frota limpa ou elétrica, à redução na demanda de passageiros com o impacto do teletrabalho e a concorrência com o transporte por aplicativos. O estudo apresentado pela FIPE incluiu ainda simulações de contratos para 15 e 20 anos, demonstrando que a variável de 20 anos representaria uma economia de R$ 150 milhões aos cofres do município.

Foi aberto um canal de comunicação no site da Emdec que ficará disponível pelo período de um mês para que a população envie os questionamentos e sugestões no link: http://www.emdec.com.br/eficiente/sites/portalemdec/pt-br/site.php?secao=concessao_transporte_publico

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Homem é morto pela esposa após agredi-la em Campinas

Um homem foi morto pela esposa na noite desta quarta-feira, no bairro Recanto do Sol I em Campinas. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a mulher de 41 anos agiu em legítima defesa e foi liberada após prestar depoimento.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.