PF inaugura laboratório de análises químicas em Viracopos

Foto: Francisco Lima Neto

O Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da Polícia Federal em Campinas inaugurou oficialmente nesta terça-feira (30) um novo laboratório de química forense no Aeroporto Internacional de Viracopos. O espaço tem 135 m² e ganhou investimentos em estrutura e equipamentos de última geração. O projeto foi coordenado pela perícia criminal federal.

O novo laboratório também possui uma sala de amostragem, um laboratório de vias úmidas, um laboratório instrumental e secretaria. Além disso, há ainda um laboratório de documentoscopia que é usado para dar suporte a eventuais demandas de análises de documentos no terminal aéreo, como passaportes, por exemplo.

De acordo com Edson Geraldo de Souza, delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, o laboratório representa um grande avanço na qualidade e velocidade do trabalho, já que dentro do aeroporto é possível realizar uma série de análises químicas para definir o que é realmente droga, ou substâncias ilícitas do que é, por exemplo, um remédio que o passageiro esteja levando.

“Está concentrada aqui a tecnologia não só para atender a demanda de um flagrante, de uma ocorrência, mas também toda demanda pericial de mais de 60 cidades que são abrangidas pela Delegacia de Polícia Federal de Campinas”, diz.

Com o novo espaço e os novos equipamentos, quase todas as análises necessárias de substâncias podem ser realizadas em Campinas, de acordo com o perito criminal federal, Pedro Rafael da Silva.

“A gente consegue desafogar as outras unidades também. Essas unidades centrais têm de atender todo o Estado, no caso da Capital, e todo o país, no caso de Brasília. Facilita nosso trabalho, da polícia como um todo e o retorno para a sociedade é muito mais célere”, explica o perito.

Foto: Francisco Lima Neto

O laboratório de química forense no Aeroporto Internacional de Viracopos teve a destinação de cerca de R$ 820 mil, por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT), proveniente de um acordo judicial firmado com uma construtora.

O delegado Edson Geraldo de Souza disse que a união foi fundamental para a construção do laboratório.

“São muito importantes essas parcerias entre a Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e todos os outros players aeroportuários para que nós possamos cada vez mais oferecer um serviço de qualidade, eficiência e de conforto para a sociedade”, afirma o delegado.

O laboratório já está em funcionamento desde maio de 2020, mas a inauguração oficial só ocorreu agora por conta da pandemia do novo coronavírus.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.