Ouça ao vivo

Pfizer pede liberação para uso de imunizante em crianças de 5 e 11 anos

Fotos: Francisco Lima Neto

A farmacêutica Pfizer entrou com o pedido de autorização na Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que a vacina contra a Covid-19 possa ser aplicada em crianças com idades entre 5 e 11 anos.

Anvisa informou que de acordo com o pedido, a dosagem da vacina para a faixa etária será ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos. A proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada. Segundo a empresa, os frascos serão diferenciados pela cor.

A partir de agora, a reguladora brasileira irá fazer uma análise técnica sobre o assunto e terá o prazo de 30 dias para a avaliação do pedido. A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde 23 de fevereiro deste ano para pessoas com mais de 16 anos e, para a faixa etária de 12 a 15 anos, desde 11 de junho.

A infectologista da Unicamp, Raquel Stucchi, acredita que a Anvisa vai liberar o uso do imunizante.

“A documentação já foi entregue. A Pfizer tem uma documentação muito robusta porque ela já vacinou centenas de milhares de crianças nesta idade, já com demonstração de eficácia e segurança. Acredito que não deve ter nenhum documento faltando e que a Anvisa deve liberar logo a vacina da Pfizer para essa idade e isso é muito importante”, diz.

A especialista alertou que os pais não precisam ficar alarmados com possíveis efeitos adversos.

“Nessas crianças entre 5 e 12 anos que já foram vacinadas com a vacina da Pfizer, com essa dose infantil, que é um terço da vacina do adulto, nenhuma reação adversa foi relacionada à vacina da Pfizer”, afirma.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.