Ouça ao vivo

Prefeitura libera shows e demais eventos com 100% de público

Foto: Adecir Mendes

A Prefeitura liberou a partir desta quinta-feira (4) eventos culturais, esportivos, de lazer, religiosos e corporativos, com 100% da capacidade, com público sentado ou em pé. O decreto com as regras sanitárias foi no Diário Oficial do Município.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo Alexandra Capriolli, disse que a Prefeitura de Campinas seguiu os parâmetros do Estado, que é avaliar a porcentagem de pessoas completamente imunizadas, índice de internações, número de mortes, e os cuidados sanitários.

“Porém, para que se tenha acesso ao evento a pessoa terá que obrigatoriamente apresentar o comprovante de vacinação com duas doses, em papel ou em um dos aplicativos, o ConectSUS ou Poupatempo”, disse.

O uso de máscaras está mantido e para entrar nos eventos, públicos ou privados, a pessoa precisa apresentar comprovante de que está com a imunização completa. No caso de ter recebido apenas a primeira dose, será necessário apresentar teste negativo para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no local, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes.

Para as crianças menores de 12 anos, também será solicitado um desses testes de Covid, já que para esse público ainda não há nenhum imunizante liberado para utilização.

De acordo com o decreto, os responsáveis pelos eventos devem adotar medidas para evitar concentração de pessoas e aglomerações. Permanece a recomendação de distanciamento social de um metro entre as pessoas, mas é apenas uma recomendação e não obrigatoriedade.

A checagem dos documentos de vacinação e testagem é obrigação do organizador do evento.

“Sempre será uma obrigação do organizador prover essa verificação. O município, através da Secretaria de Saúde, que tem uma equipe de fiscalização, fará, sempre que entender necessário, o acompanhamento dessa verificação”, explicou.

Para as atividades religiosas, além de atender as demais regras sanitárias, é necessário obter o certificado de estabelecimento responsável, disponível no site da prefeitura.

Na prática de esportes coletivos, além das demais medidas de prevenção, deve ser observado o uso de máscaras sempre que possível, com trocas quando ficarem úmidas e a vedação de jogadores que apresentem sintomas respiratórios ou tiveram contato com pessoas sintomáticas nos dias que antecederem os jogos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.