Ouça ao vivo

Valinhos prorroga racionamento de água por mais 30 dias

Foto: Divulgação/DAEV

Valinhos prorrogou o estado de emergência hídrica na cidade por mais 30 dias. Com essa medida, o programa de racionamento de água e a bandeira vermelha vão continuar no município.

A decisão foi promulgada dia 12 de novembro e o decreto municipal terá validade de mais 30 dias.

De acordo com a Prefeitura de Valinhos, os motivos para a atual situação hídrica é que os mananciais internos apresentam baixos níveis, houve pouca chuva nos últimos meses e o Sistema Cantareira, que abastece a cidade por meio do Rio Atibaia, está operando com restrições desde o início de novembro.

Ivair Nunes Pereira, Presidente do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV), afirmou que as chuvas de outubro não foram suficientes: “Durante o mês de outubro não tivemos chuvas substanciais capazes de recarregar as nossas reservas hídricas. Lembrando que as reservas hídricas também compreendem a recarga do lençol freático, aquele que garante a perenidade de minas e a recomposição de riachos e córregos que chegam com as águas até as nossas represas”.

Além disso, entre fevereiro e setembro deste ano as chuvas estiveram abaixo da média histórica.

De acordo com dados do Departamento de Operação da autarquia, o sistema de estação de Tratamento de Água I, localizado na Vila Embaré, está precisando de apoio da Estação II, na Vila Sônia.

Para 2022, o Departamento de Águas e Esgotos prevê a continuidade do rodízio de água, já que a quantidade de chuvas nos próximos meses é incerta.

O presidente da autarquia alerta que o racionamento pode ser estendido por mais tempo e que é necessário continuar a economia do recurso: “Não temos ideia de quando o racionamento poderá acabar. Embora o decreto trate de apenas mais 30 dias de prorrogação, essa prorrogação vai perdurar até que tenhamos condições técnicas para de fato cancelar o racionamento. Por hora é o que temos a informar, aquilo que podemos passar a população e que todos continuem fazendo o uso racional da água, apenas para as necessidades básicas e evitando o desperdício a qualquer preço”.

A situação de emergência hídrica em Valinhos foi declarada por meio de um decreto no dia 12 de agosto deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.