Ouça ao vivo

Vereadora registra BO e quer justiça após ataque racista

Foto: Divulgação Câmara

A vereadora Paolla Miguel (PT) registrou um boletim de ocorrência (BO) na Polícia Civil nesta terça-feira (9) por conta do ataque racista que sofreu enquanto discursava a favor de um projeto sobre o Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, na sessão de segunda. Em meio às várias ofensas foi ouvida a frase “preta lixo”. A parlamentar quer que os responsáveis sejam identificados e punidos.

A injúria racial partiu de onde estava um grupo de pessoas com a bandeira do Brasil e de Israel que foi protestar contra a necessidade de comprovante de imunização para ingressar em eventos.

Foto: Divulgação Câmara

Após o registro da ocorrência, a vereadora foi à Câmara e requisitou as imagens completas da sessão.

“Eu espero que as testemunhas sejam ouvidas ainda essa semana, o mais rápido possível, que a gente consiga identificar através das imagens da TV Câmara e da segurança, quem são os autores e que as pessoas sejam punidas”, disse Paolla.

De acordo com a vereadora, foram realizadas várias captações, inclusive por celular de outras pessoas do público e com o cruzamento dessas imagens pode ser possível identificar os autores.

“Acho muito importante discutir isso, no mês de novembro, quando a gente discute sobre o projeto do conselho da comunidade negra, esse tipo de ataque não dá pra simplesmente deixar passar. A gente vai buscar justiça. Não dá para tolerar racismo”, afirmou.

O presidente da Câmara, o vereador Zé Carlos (PSB), disse que a maioria usava máscaras, o que dificulta a identificação, porém a Câmara vai fazer todo esforço possível para identificar de quem partiu a injúria racial.

“Nós não podemos e não seremos coniventes com esse fato. A Câmara vai apurar, doa a quem doer. Isso é um crime inafiançável e nós não podemos tolerar”, garantiu.

O presidente da Câmara disse ainda que após a identificação pelas imagens vai proibir a entrada das pessoas que não usavam máscaras e que ofenderam os vereadores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.