A influência de Garoto na música instrumental brasileira

Ele é considerado um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos, tanto que foi influência para Baden Powell, Raphael Rabello e João Gilberto, só pra citar alguns. Além do violão, Aníbal Augusto Sardinha também tocava cavaquinho, banjo e bandolim. Mas não foi com o nome de batismo que ele fez história, e sim com o apelido de Garoto.

A contribuição de Garoto à musica vai muito além dos compactos que lançou entre 1930 e 1955. Ele tocou em vários grupos, era compositor e arranjador , e atuou até na orquestra de Radamés Gnattali. Extremamente requisitado para gravações, Garoto também trabalhou em emissoras de radio do Rio de Janeiro e São Paulo.

Garoto passou a ser conhecido de um público maior depois que Vinícius de Moraes e Chico Buarque escreveram uma letra nova para Gente Humilde

Confira esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Marcelo Elói

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Retrospectiva Na Tela: Onde assistir os filmes e séries mais vistos de 2025

Piracicaba terá Réveillon com shows e queima de fogos de barulho reduzido no Engenho Central 

Retrospectiva Na Tela: Lilo & Stitch é campeão de bilheteria no Brasil em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Retrospectiva Na Tela: Lilo & Stitch é campeão de bilheteria no Brasil em 2025

Ainda falta uma semana para o fim de 2025 e os números podem ser atualizados, já que Wicked 2, O Agente Secreto, Avatar: Fogo e Cinzas chegaram às telonas há pouco tempo. Mas o líder de público e arrecadação nos cinemas brasileiros este ano até agora foi a animação da Disney, Lilo & Stitch. O filme, que estreou em maio, já levou mais de 10,4 milhões de pessoas às salas do país e faturou R$ 214 milhões. Stitch aparece como um alienígena expressivo que foi adotado como animal de estimação por Lilo. Juntos, eles descobrem o significado de família.  

Avatar: Fogo E Cinzas chega para tentar manter o sucesso da franquia

Esta semana o Brasil comemorou a pré-indicação de duas produções para o Oscar. Os escolhidos para a disputa serão divulgados em 22 de janeiro, mas O Agente Secreto e o curta Amarela representam o país como candidatos. 

O filme de maior bilheteria da história do cinema, em 2009, chega à terceira edição e estreia nos cinemas esta semana. Roteirizado em dirigido mais uma vez por James Cameron, Avatar: Fogo E Cinzas se passa após a guerra contra a RDA. Com a perda do  filho mais velho, Jake Sully e Neytiri devem enfrentar uma nova ameaça: o Povo das Cinzas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.