Depois da compra dos presentes no Natal, a última semana do ano é marcada pelo retorno dos consumidores aos centros de compra. Só que desta vez, para realizar a troca de produtos. É aquele presente que não agradou muito ou que não deu certo por causa do tamanho, como ocorreu na maioria dos casos que a CBN Campinas identificou nas ruas.
Josiane Diniz chegou cedo à Rua Treze de Maio nesta segunda-feira para trocar uma blusa que ficou pequena, mas encontrou a loja ainda fechada, apesar do horário previsto de abertura do Comércio nesta semana ser às 8h. Edna Oliveira Santos conseguiu trocar o presente que ela deu ao marido, que também foi do tamanho errado.
Segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, não importa se é usado ou novo, o consumidor sempre terá direito à troca no caso de defeito. No caso de produtos sem defeitos, só haverá esta obrigatoriedade se os estabelecimentos comerciais se comprometerem e houver política de troca, que é definida na hora da compra.
Pelo Código de Defesa do Consumidor, o prazo para que o consumidor reclame dos defeitos aparentes é de 30 dias para produtos não duráveis, como alimentícios e flores, por exemplo. Para produtos duráveis, como uma geladeira ou uma máquina de lavar roupas, o prazo sobe para 90 dias a partir da data de entrega do produto.
Nesta semana, o funcionamento das lojas em Campinas será das 8h às 19h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h, na sexta-feira, dia 31. No sábado, 1º dia do ano e feriado da Confraternização Universal, não haverá expediente e no domingo, o comércio também não abre.