Ouça ao vivo

Governo do Estado pode adiar liberação do uso de máscaras

Foto: Danilo Braga

O Governador de São Paulo, João Doria, solicitou ao Comitê Científico do Governo do Estado uma nova avaliação sobre a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos. A medida ocorre após a confirmação dos casos em São Paulo com a variante Ômicron do coronavírus. O parecer deve ficar pronto na próxima semana.

No último dia 24, o Governo de São Paulo anunciou a flexibilização do uso de máscaras em áreas externas, a partir de 11 de dezembro. A liberação foi anunciada após orientação do Comitê Científico do Estado e em dados positivos de avanço da vacinação e do cenário epidemiológico.

Só que agora com os casos da variante Ômicron e as incertezas sobre os efeitos da nova cepa, o governo do estado analisa voltar atrás. “Isso é mais um dado que fez com que, o próprio governador João Doria, entendesse que talvez não fosse hora de tirarmos essa máscara pelo menos nesse momento”, explica o secretário de saúde, Jean Gorinchteyn, que concedeu entrevista à CBN.

Mesmo que seja mantida a liberação em áreas abertas, o uso das máscaras vai continuar obrigatório em ambientes fechados e no transporte público.

O Estado de São Paulo tem quase 76% da população com esquema vacinal completo. Se considerada apenas a população adulta, o Estado tem hoje cerca de 94% das pessoas vacinadas. Os números são bons, mas o secretário Jean Gorinchteyn pede cautela com as festas de fim de ano: “Fazendo festas menores, com o número menor de pessoas com certo distanciamento para dar a garantia de uma festa segura e realmente de comemoração”.

A Vigilância Epidemiológica mantém o monitoramento do cenário em todo o território estadual. A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. O governo do estado acompanha as Variantes de Preocupação, tais como Delta, Alpha, Beta, Gamma e, agora, a Ômicron.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.