Indústria sofre com aumento dos custos de produção em novembro

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, apresentou nesta quarta-feira (1º) os dados da sondagem industrial com os resultados de novembro. De acordo com a pesquisa, no mês passado, o custo da matéria prima subiu para 76% das empresas pesquisadas. Além disso, os custos de energia elétrica, água e transporte, aumentaram para 80% delas.

Segundo José Henrique Toledo Corrêa, vice-diretor do Ciesp-Campinas, o aumento desses custos está ligado ao cenário mundial.

“As matérias primas subiram acima do que a gente esperava. Mas a gente vê que esse aumento de preços tem relação com a inflação mundial. A inflação não está acontecendo somente no Brasil”, disse.

Sobre o preço da energia elétrica, ele disse que deve diminuir por conta das últimas chuvas.

“A gente já tem a informação de que a crise hídrica e o apagão não vão acontecer pelo menos os próximos meses. Já choveu o suficiente para que alguns reservatórios tenham nível suficiente para que haja geração de energia e com isso as termelétricas serão desligadas”, afirmou.

Contudo, José Henrique avalia que esse custo energético não deve diminuir automaticamente, mas que isso deve ocorrer nos próximos meses.

O vice-diretor do Ciesp fez ainda um panorama da Indústria Regional neste ano e como deve se comportar em 2022.

“2021 foi um ano de forte crescimento e curva ascendente. O ano, apesar de todos os percalços, foi bom. Em outubro, nós tivemos, por causa do preço dos combustíveis, logística, crise hídrica, questão de inflação, uma pequena queda na atividade industrial. Porém, a nossa pesquisa mostra que para 2022 o empresário continua otimista”, avaliou.

A sondagem industrial destacou ainda que no acumulado de janeiro a outubro, a Indústria regional tem um saldo positivo de 9.430 vagas de trabalho.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.