Ouça ao vivo

Indústria sofre com aumento dos custos de produção em novembro

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, apresentou nesta quarta-feira (1º) os dados da sondagem industrial com os resultados de novembro. De acordo com a pesquisa, no mês passado, o custo da matéria prima subiu para 76% das empresas pesquisadas. Além disso, os custos de energia elétrica, água e transporte, aumentaram para 80% delas.

Segundo José Henrique Toledo Corrêa, vice-diretor do Ciesp-Campinas, o aumento desses custos está ligado ao cenário mundial.

“As matérias primas subiram acima do que a gente esperava. Mas a gente vê que esse aumento de preços tem relação com a inflação mundial. A inflação não está acontecendo somente no Brasil”, disse.

Sobre o preço da energia elétrica, ele disse que deve diminuir por conta das últimas chuvas.

“A gente já tem a informação de que a crise hídrica e o apagão não vão acontecer pelo menos os próximos meses. Já choveu o suficiente para que alguns reservatórios tenham nível suficiente para que haja geração de energia e com isso as termelétricas serão desligadas”, afirmou.

Contudo, José Henrique avalia que esse custo energético não deve diminuir automaticamente, mas que isso deve ocorrer nos próximos meses.

O vice-diretor do Ciesp fez ainda um panorama da Indústria Regional neste ano e como deve se comportar em 2022.

“2021 foi um ano de forte crescimento e curva ascendente. O ano, apesar de todos os percalços, foi bom. Em outubro, nós tivemos, por causa do preço dos combustíveis, logística, crise hídrica, questão de inflação, uma pequena queda na atividade industrial. Porém, a nossa pesquisa mostra que para 2022 o empresário continua otimista”, avaliou.

A sondagem industrial destacou ainda que no acumulado de janeiro a outubro, a Indústria regional tem um saldo positivo de 9.430 vagas de trabalho.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.