Ouça ao vivo

Juízes de Varas Cíveis deixam Campinas por condições de trabalho

Foto: Divulgação OAB Campinas

Três juízes de Campinas, que atuam em Varas Cíveis, pediram transferência para o Foro de Santo Amaro em São Paulo. A medida foi tomada em busca de melhores condições de trabalho. Os três foram para São Paulo na segunda quinzena de novembro.

Campinas tem dez Varas Cíveis, cada uma com 7 mil a 10 mil processos em tramitação, em média. Cada juiz titular tinha um juiz auxiliar. O que dava cerca de 5 mil processos para cada um.

Essas Varas Cíveis atendem causas relacionadas à família, consumidor, compra e venda, danos morais, contratos, cobranças, por exemplo.

A reclamação é que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ) removeu todos os juízes auxiliares, o que dobrou a carga de trabalho dos juízes titulares, que afirmam ser impossível atender toda a demanda, sem contar que vai haver queda na qualidade e lentidão no trabalho.

O juiz Fábio Henrique Prado de Toledo, que completaria 21 anos à frente da 2ª Vara Cível de Campinas, em dezembro, explica que a Vara ter um juiz titular e um auxiliar não pode ser considerado privilégio, já que cada um fica com cerca de 3.500 processos.

Ele diz que o trabalho vai dobrar para cada juiz.

“Volta cada juiz cível ter que tocar 7 mil processos. É humanamente impossível prestar um serviço de qualidade nesse cenário. Quem perde é a população. O problema é a qualidade que vai caindo, é a morosidade que vai se instalando”, avalia.

Esses juízes auxiliares não têm uma Vara específica. O Tribunal de Justiça pode designá-los para cobrir férias, por exemplo, ou assumir lugares vagos. Mas podem também auxiliar e foi essa solução que se encontrou para a alta demanda em Campinas.

Eles foram removidos porque o Conselho Nacional de Justiça (o CNJ) não quer mais juízes auxiliares fixos nas Varas.

O juiz Fábio Toledo defende que em Campinas deve ser adotado o mesmo modelo de outros lugares, como o Foro de Santo Amaro para onde ele foi, que também tem alto volume de processos em tramitação, mas cada Vara tem dois juízes titulares, o que proporciona melhores condições de trabalho. Por isso a transferência é um protesto.

“É como um protesto e um alerta. Um pedido quase que desesperado para que tenham respeito com Campinas. Façam justiça com a Justiça de Campinas. Dê pelo menos o mesmo tratamento que Varas com as mesmas características de metrópole têm em São Paulo”, afirma.

O juiz faz questão de ressaltar que o protesto não é contra a atual administração do Tribunal de Justiça.

“Eu ressalto que não é uma crítica à atual gestão do Tribunal, mas o resultado prático é uma terrível injustiça com a Justiça de Campinas”, diz.

Segundo o magistrado, se nada for feito, em pouco tempo haverá um caos instalado em Campinas.

O Tribunal de Justiça foi procurado, mas não enviou posicionamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.