Ouça ao vivo

Santa Casa tem projeto de construção de novo complexo imobiliário

Foto: Divulgação

A irmandade de Misericórdia de Campinas, entidade gestora do Hospital Irmãos Penteado e da Santa Casa de Campinas, anunciou que tem um projeto de construção de um novo complexo imobiliário, no Cambuí, com a intenção de promover a estabilidade financeira da Santa Casa, que é filantrópica.

De acordo com o médico urologista Murillo Moraes de Almeida, atual provedor da Irmandade, a instituição tem uma área de 27 mil metros quadrados, em uma região bastante valorizada do bairro Cambuí. O objetivo é conseguir uma parceria privada para investir nessa área.

O provedor explica que a ideia é construir um novo hospital, que teria a parte privada e a parte pública, como foi no passado o Irmãos Penteado e a Santa Casa.

“Só que teria um bloco novo, e esta nova construção seria muito relevante em todos os sentidos porque vai dar revitalização ao Centro. Aqui faríamos estacionamento para 1.600 vagas de garagem, com quatro subsolos, teríamos um shopping ao lado, onde fica o Irmãos Penteado e uma torre onde ficaria o novo hospital. Esse é o nosso grande projeto”, explica.

O projeto, de longo prazo, foi apresentado para investidores em reunião no mês de novembro e aguarda avaliação da Prefeitura.

A Santa Casa completou 150 anos de fundação no mês de novembro e sempre foi muito relevante para o atendimento aos mais pobres, como na epidemia de Febre Amarela, por exemplo.

O desafio da instituição é se manter viável financeiramente. Um dos problemas, segundo o gestor, é a má remuneração pelos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Há mais de 15 anos essa remuneração não é reajustada. O que se pagava a um procedimento 15 anos atrás é o que se paga hoje. Se não fosse o governo estadual e o governo municipal na ajuda em complementar este valor, quase todas as santas casas estariam hoje com as portas fechadas. Nos últimos sete anos mais de 240 santas casas foram fechadas neste país”, afirma.

O médico lembra que as parcerias privadas são fundamentais para a instituição e ressaltou a importância da Santa Casa, que durante a pandemia da Covid-19 dobrou a quantidade de leitos, atingindo 160, dos quais 90 foram exclusivos para o tratamento da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.