Esta semana ficou marcada pelo fim da primavera e o início do verão. E de acordo com a pesquisadora e professora do Cepagri da Unicamp, doutora Ana Ávila, a estação deve trazer poucas chuvas nesses meses de dezembro, janeiro e fevereiro. “Nós temos um verão com expectativas de chuvas abaixo da média. Agora nós já temos um período com pouca chuva, dezembro já está com um baixo volume de chuvas e a expectativa é de um verão normal ou ligeiramente abaixo da média”
Segundo a especialista, um dos motivos para essa baixa é o fenômeno La Niña. “Sim, é agravado pelo efeito La Niña, que faz com que a gente tenha uma ação menos intensa dessas frentes frias que se deslocam pelo sul do país e chegam até o Sudeste. E aí, ocorre essa ligação com a região Norte, na região da Amazônia, fazendo aquele corredor de umidade.”
Já em relação a temperatura, Ana acredita que haverá oscilações. “Se nós temos essa variação nas condições de chuva, um céu mais claro e ensolarado, as temperaturas também terão uma grande variação. Ou seja, dias com a temperatura mais ou menos dentro da média, até um pouquinho abaixo da média.”