Vereador Nelson Hossri apresenta defesa em processo de quebra de decoro

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O vereador Nelson Hosrri (PSD) apresentou nesta terça-feira (8) sua defesa prévia para a Comissão Processante (CP) que apura uma denúncia contra o vereador por quebra de decoro parlamentar, em sessão do dia 8 de novembro. Nesta sexta (10), a Comissão, que é composta pela vereadora Paolla Miguel (PT), Paulo Haddad (Cidadania), e Paulo Gaspar (Novo), deve decidir se o processo terá continuidade ou não.

Na sessão de 8 de novembro, um grupo de manifestantes gritava palavras de ordem e apoiava um projeto do vereador contra a obrigatoriedade do chamado passaporte da vacina. Uma mulher teria gritado uma frase de cunho racista contra a vereadora Paolla Miguel, que discursava em favor de um projeto relacionado à Comunidade Negra. Houve confusão e Hossri precisou ser contido durante uma discussão com o vereador Gustavo Petta (PCdoB). A mulher foi indiciada por injúria racial pela Polícia Civil.

Em sua defesa, Nelson Hossri apontou 10 testemunhas, alegou que o pai dele foi agredido no dia da sessão que gerou a denúncia, e ainda apresentou um laudo feito por um perito, que descarta a injúria racial.

O pedido de apuração contra Hossri foi protocolado na Câmara por Carlos Orfei, presidente do PT; Marcela Moreira, presidente do PSOL, e Denise Teijeiro, 1ª vice-presidente do PCdoB. Segundo os autores, Hossri expôs a Casa, não atuou com sobriedade, e cometeu tentativa de agressão e ameaças.

Caso a Comissão decida pelo prosseguimento da denúncia, as investigações devem ser aprofundadas para esclarecer melhor os fatos. Havendo continuidade, a CP terá até 22 de fevereiro de 2022 para apresentar relatório que será votado em Plenário, indicando ou não a cassação do parlamentar em virtude do apurado. Caso seja proposta a cassação, será necessário que 2/3 dos 33 vereadores votem favoráveis a ela para que seja aprovada.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Temperatura deve subir neste domingo e semana promete calor na região

Obras de desvio do Rio Camanducaia começam para construção de barragem

Defesa Civil emite alerta de máximo risco para incêndios na região de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.