Ouça ao vivo

Agronegócio fecha 2021 com saldo positivo, mas seca preocupa

Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Dados do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – apontam que a balança comercial do agronegócio brasileiro fechou 2021 com saldo positivo de US$ 105,1 bilhões, 19,8% acima do resultado de 2020.

Esse resultado foi impulsionado pela alta dos preços internacionais das commodities e é consequência do recorde histórico nas exportações, que atingiram US$ 120,6 bilhões em 2021.

No caso da carne bovina brasileira, mesmo com o período de sanções impostas pela China, que durou quase três meses, houve uma tendência de crescimento das exportações a partir de setembro de 2021.  Mas, um dos desafios que o agronegócio tem pela frente em 2022 é a crise hídrica do País.

Para Roberto Rodrigues,coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, essa preocupação ocorre especialmente nas regiões sul e sudeste. “Uma preocupação com a qual podemos lidar muito precariamente porque dependemos de São Pedro. O importante é que a grande área de produção bovina no país é no centro-oeste onde está chovendo mais”. 

A esperança, de acordo com Roberto Rodrigues, é para o retorno das chuvas, esperado para fevereiro. “A meteorologia prevê que chova um pouco mais em fevereiro, o que traz esperança para a recuperação das pastagens”. O bom desempenho do agronegócio brasileiro em 2022 depende também da questão sanitária e eficiência logística.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.