Ouça ao vivo

Baixa adesão à vacinação infantil frustra prefeitura de Campinas

Foto: Carlos Bassan

Frustração. A palavra define o sentimento das autoridades de saúde em Campinas com a procura bem abaixo para a vacinação infantil contra a Covid-19. A cidade planejou um Dia D para este sábado e vislumbrava cerca 25 mil crianças imunizadas.

Mas os números do agendamento ao longo da semana mostraram uma realidade diferente. Nesta quinta, sobravam 10 mil vagas para vacinar a faixa etária entre 5 a 11 anos. Dessa forma, a prefeitura de Campinas teve que mudar a estratégia.

As cerca de 27 mil vagas para o Dia D de vacinação contra a covid-19 foram redistribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde com mais oferta para adultos. Com a mudança, foram disponibilizadas aproximadamente 15 mil vagas para crianças de 5 a 11 anos e mais de 12 mil para adultos. Mudança drástica do plano inicial. A distribuição anterior era de 1,3 mil doses para adultos e 25,7 mil para crianças.

Mas mais do que frustrado, quem luta contra o vírus está preocupado. A coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, reforça que a vacina é segura e eficaz para conter a nova explosão de casos.

A baixa adesão ao Dia D já faz a prefeitura repensar como atingir o público de maneira mais eficaz. A ideia era acelerar a vacinação infantil antes do retorno às aulas. Agora a coordenadora de enfermagem da Secretaria de Saúde de Campinas, Renata Cauzzo Zingra Mariano, antecipou que a administração deve levar novamente a imunização às escolas.

Mesmo com a mudança, um grande contingente de crianças será vacinado e também muitos adultos. O Dia D acontece neste sábado, entre 8h e 17h, e serão aplicadas as primeiras doses para crianças de 5 a 11 anos, doses adicionais para adultos e segundas doses adicionais para imunossuprimidos que receberam o reforço há quatro meses. O agendamento segue aberto pelo site vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.