Ouça ao vivo

Brasil enfrenta déficit de profissionais da tecnologia

Foto: Biblioteca de imagens/Pixabay

Com o avanço da pandemia, a demanda por tecnologia cresceu de uma forma muito acelerada e o número de profissionais em formação não acompanhou o crescimento. Por conta disso, o Brasil enfrenta uma dificuldade para atrair e reter talentos. Dados da Brasscom, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, mostram que o setor precisará de mais de 790 mil novos profissionais até 2025. 

De acordo com Rodrigo Curcio, especialista em carreira, liderança e inovação, para mudar esse cenário é necessário que as empresas saibam o que elas esperam daquele possível contratado. “Eu acho que as empresas precisam focar em entender o que elas querem, onde elas querem chegar e como elas desejam a contribuição da pessoa que está do outro lado. Acho que isso é o mais importante, a gente fala de grandes números e de um grande déficit na área de tecnologia, mas, na verdade, acho que a gente tem um desafio grande antes, que é encaixar as pessoas certas nos lugares certos.”

Para o especialista, além de conseguir um emprego remunerado, as pessoas têm buscado também um propósito de vida atrelado à carreira.Uma vaga todo mundo oferece e pouco importante é a plataforma onde essa oportunidade está instalada. Ele quer encontrar essa oportunidade. Na verdade, ele quer ser encontrado.”

E tanto para quem é jovem quanto para quem é mais velho, essa pode ser uma oportunidade única. “As habilidades cognitivas, ao lado das competências, elas vêm preenchendo um caminho muito importante, isso há muitos anos, dentro das conexões que ela faz nos ambientes de tecnologia. Então, acho que ao lado da formação técnica, é muito importante a formação cognitiva, a formação comportamental, tanto do jovem quanto de quem não é tão jovem de idade assim.”

Segunda uma pesquisa feita pela universidade de Harvard, a tecnologia e as plataformas estão reduzindo as habilidades cognitivas e a capacidade produtiva, impedindo que 27 milhões de pessoas se conectem com seus propósitos e contribuam com suas vivências e experiências para o crescimento dos negócios. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.