Diante do intenso aumento de casos de gripe no Brasil, principalmente, causados pela Influenza H3N2, o Instituto Butantan está produzindo uma vacina trivalente contra o vírus. Para detalhar a confecção do imunizante, Luís Fernando Correia e os âncoras Milton Jung e Cássia Godoy receberam o gerente de produção da vacina da Influenza do Butantan, Douglas Macedo.
A vacina responderá a três cepas: H1N1, H3N2 – também conhecida como Darwin – e B. Macedo informa que os primeiros lotes devem ser entregues ao Ministério da Saúde na primeira quinzena de março.
‘A programação é que na segunda quinzena de fevereiro nós já vamos iniciar a última fase (..), que é a formulação e o envase dessa vacina, que é quando ela vai estar pronta para ser analisada e, consequentemente, distribuída para o Ministério da Saúde’, explicou.
O Butantan fornece a vacina contra gripe ao Plano Nacional de Imunização há mais de 10 anos. Douglas destaca a importância de se ter uma produção consolidada nacionalmente.
‘Nós não dependemos de importação do IFA ou de qualquer outro componente da vacina e isso nos traz uma autonomia muito boa. Quando a OMS definiu as cepas que iam compor a vacina no hemisfério sul, no mesmo dia a gente começou a produção do IFA no Butantan’, apontou.