Ouça ao vivo

Campinas descarta vacinação infantil contra Covid neste sábado

Myke Sena/MS

A burocracia impede o início mais rápido da vacinação de crianças contra a covid-19 em Campinas. A prefeitura planejava começar a aplicação e aproveitar o Dia D, este sábado, para imunizar também a faixa etária entre 5 a 11 anos. Inclusive, 7 postos de saúde estavam disponíveis para o publico.

Mas apesar das doses pediátricas terem chegado pelo Aeroporto de Viracopos, em Campinas, o fármaco precisa ser levado ao Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos. Lá, passa pela inspeção, e a partir de concluídos os trâmites burocráticos, a vacina é distribuída aos Governos de cada estado. Então, a secretaria estadual desenvolve a logística do envio com as cidades.

Todo esse mecanismo levou Campinas a desistir do final de semana e já repensar o começo do processo de vacinação infantil entre esta segunda ou terça. A diretora do departamento de vigilância em saúde de Campinas, Andréa Von Zuben, espera ao longo da semana abrir o agendamento para as doses pediátricas.

No último balanço divulgado sobre a ocupação de leitos em Campinas, a cidade teve um aumento nos internados em UTI. No dia 5 de janeiro eram 11 pessoas em unidades de terapia intensiva.  O número saltou para 29. E de acordo com a diretora de vigilância em saúde, Andrea Von Zuben, as crianças estão sendo mais acometidas.

Sobre a vacina pediátrica da Pfizer, ao todo, o Brasil deve receber 4  milhões e 300 mil doses em janeiro. Para fevereiro, a expectativa é de mais 7 milhões e 200 mil doses e, em março, mais 8 milhões e 400 mil estão previstas. O esquema vacinal para crianças é composto por duas doses com intervalo de oito semanas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.