Cantareira fecha semana operando com 29% de capacidade

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Arquivo/CBN Campinas

O sistema Cantareira fecha a semana operando na casa dos 29% de capacidade. Na sexta-feira (14) o sistema registrou 29,2% de água, 2,5% a mais da capacidade preenchida do que sete dias antes, o que indica uma boa semana para a recuperação do nível do reservatório. Há um mês o nível era de 32,9%, e há um ano, de 39,5%, ou seja, atualmente o volume de água em relação à capacidade é mais de 10% menor do que no mesmo período no ano passado.

Os níveis atuais se assemelham aos de janeiro de 2014, ano em que teve início a crise hídrica. Em janeiro de 2015 o sistema operava com o chamado volume morto, com -22,9% da capacidade total. O Cantareira abastece boa parte da Região Metropolitana de São Paulo, e também auxilia o abastecimento das cidades da Bacia PCJ, no interior, caso de Campinas e de outras cidades da região.

Na sexta-feira, a vazão liberada pelo Cantareira para a Bacia PCJ registrou 6,5 m²/s. O Rio Atibaia, responsável por 95% da água utilizada por Campinas, opera com cerca de 14 m³/s, um nível bom para a captação.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.