O Hospital Mário Gatti em Campinas precisou adiar quatro cirurgias agendadas por causa do baixo estoque de sangue. Foram dois procedimentos adiados nesta sexta e dois na quinta. A medida foi necessária para garantir a disponibilidade para as cirurgias de urgência. Nesta sexta, uma cirurgia ortopédica e uma oncológica deixaram de ser realizadas, e na quinta, foram uma vascular e uma torácica.
A orientação para a suspensão de procedimentos que não sejam emergenciais foi encaminhada pelo Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).
Com queda expressiva nas doações, os estoques da entidade estão baixos. Apenas os tipos sanguíneos AB+ e B+ estão estáveis. Os tipos O+, A-, AB- e B-, enquanto os tipos A+ e O- estão em estado de alerta.
Durante a semana, o Hemocentro chegou a fazer um apelo para que as pessoas compareçam. As doações, para qualquer tipo de sangue, devem ser agendadas no endereço https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.