Ouça ao vivo

Conectar busca mais testes de covid e vacinas infantis para os municípios

Foto: Carlos Bassan

Criado com intuito de negociar a compra de vacinas pelos municípios quando a vacinação de adultos ainda não deslanchava no país, o Consórcio Conectar, ligado à Frente Nacional de Prefeitos, agora atua em outras questões relacionadas à pandemia.

O prefeito de Florianópolis (SC) e presidente do Conectar, Gean Loureiro (DEM), conta como tem sido a atuação do consórcio nos últimos meses. “O consórcio Conectar é formado por 2.100 prefeituras do Brasil, é o maior consórcio público do país, o objetivo, além de dar maior agilidade à vacinação, ele busca uma interlocução com o Ministério da Saúde, e na pandemia acabou sendo fundamental por ter uma estrutura própria trabalhando em parceria com FNP para que pudesse se concretizar”.

Com a variante ômicron e a disparada de novos casos de covid-19, o consórcio atuou junto ao Ministério da Saúde em busca de garantir a testagem dos pacientes de covid-19, e 15 milhões de testes rápidos serão disponibilizados até o final do mês. “Semana passada o Ministério confirmou a vinda de 15 milhões de testes, até o final de janeiro virão mais 15 milhões de testes antígenos, dando um suporte nesse período de alta transmissibilidade em que é necessário testar o máximo possível para que os contaminados possam se isolar e diminuir essa transmissibilidade”.

O Conectar tem atuado também em relação à vacinação infantil. “Orientação do consórcio é buscar dar agilidade necessária para acelerar, garantindo a imunização ainda mais rápida da população, especialmente das crianças. Permite aos municípios irem se organizando nessa operação de aplicação das vacinas, ou seja o consórcio acaba intermediando todo um processo”, explica Loureiro.

Nesta segunda-feira (17) uma reunião virtual da diretoria executiva do consórcio discutiu temas importantes no combate à pandemia pelos municípios, como por exemplo, a liberação dos auto testes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o aumento do repasse de verbas do governo federal para financiamento de leitos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.