Ouça ao vivo

Consumidor sente o impacto da alta de 30% no preço do material escolar

Foto: Valéria Hein

Após um ano sem encarar uma rotina mais intensa de compra de material escolar, por causa da suspensão das aulas presenciais durante a pandemia, a volta às aulas, desta vez, vem acompanhada de aumento de preços, que chega a 30%. De acordo com o gerente de uma rede de lojas que comercializa material escolar e de escritório, Thiago Silva, o motivo é o grande aumento de custos em diversas matérias-primas, como papel, papelão, plástico, químicos e embalagem.

Ele conta que a forma encontrada pela loja para tentar ajudar o consumidor é o parcelamento em até 12 vezes. A inflação e a alta do dólar são os motivos principais para o aumento do material escolar apontados  pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares.  A consumidora, Karen Poriello, sentiu o repasse desse aumento.

Para encarar com tranquilidade o retorno desta despesa anual, o Educador Financeiro, Jorge Navarro, recomenda incluí-la no planejamento familiar. A expectativa de recuperação do setor é grande.Essa cadeia de lojas que atua no setor sentiu neste ano uma recuperação do movimento de 35% em relação à 2021 quando não houve volta às aulas e de 15% em relação à 2020, quando ocorreu o maior faturamento da história da empresa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.