Ouça ao vivo

Doações de sangue caem 80% e Hemocentro da Unicamp chega a nível crítico

Foto: Valéria Hein

Nas últimas três semanas, o Hemocentro da Unicamp sofreu uma redução de 80% nas doações de sangue, chegando a um nível crítico, com estoque de apenas 800 bolsas, sendo que a quantidade mínima de segurança é de 1.500.

De acordo com o médico Bruno Benites, coordenador da Divisão de Transfusão, essa queda brusca no estoque pode comprometer cirurgias e o atendimento de pacientes que precisam da transfusão para sobreviver, além de transplantes e tratamentos de saúde.

Historicamente, nos meses de férias escolares há uma queda expressiva de doadores, mas esse ano a situação foi agravada com o surto de influenza e o aumento de casos de covid-19. No entanto, Bruno Benites garante a total segurança para quem faz a doação.

O agendamento pode ser feito no site: www.hemocentro.unicamp.br . Todos os tipos de sangue estão em falta com uma preocupação maior para os do tipo A e O. Bruno Benites faz um apelo para os doadores que puderem ajudar.

Quem teve covid-19 pode fazer a doação após 10 dias sem sintomas e os que tiveram  contato com pessoas contaminadas podem doar após 7 dias. Após a vacinação contra a covid, é preciso esperar 48 horas, para os que foram vacinados com coronavac e 7 dias após os demais imunizantes.

Para ser doador de sangue é preciso ter mais de 50 quilos e ter de 18 a 65 anos, mas os que tiverem 16 ou 17 anos também pode fazer a doação com a autorização dos pais ou responsáveis.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.