Governo de SP divulga calendário de vacinação infantil

Reprodução / Governo do Estado de SP

Após a Anvisa aprovar a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, o Governo do Estado de São Paulo divulgou o calendário de imunização das crianças de 5 a 11 anos. A vacinação de crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades teve início já na quinta-feira, dia 20, portanto, elas já podem receber a primeira dose, assim como as de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, indígenas ou quilombolas, cuja vacinação já havia sido iniciada com o imunizante da Pfizer.

Já as crianças de 5 a 8 anos começam a ser vacinadas em 31 de janeiro. Com a aprovação da Coronavac para crianças de 6 anos ou mais, as crianças de 5 anos receberão exclusivamente a vacina da Pfizer, a única autorizada pela Anvisa para esta idade. O estado registra atualmente 4,3 milhões de crianças com idades entre 5 e 11 anos, segundo estimativa do Governo do Estado.

O Governador João Doria afirmou que a rede pública de saúde estadual tem capacidade para vacinar 250 mil crianças por dia, e com isso ele espera que todas crianças recebam ao menos a primeira dose nas próximas semanas. “Em três semanas estaremos vacinando todas as crianças do estado de São Paulo cujos pais tiverem a responsabilidade e sensibilidade de levarem até um posto de vacinação, são 5,2 mil postos no estado, mais 300 escolas estaduais”.

O intervalo entre as doses da Coronavac para crianças é o mesmo que para os adultos: 28 dias. Já a vacina infantil da Pfizer tem um intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose. O Butantan conta com mais de 15 milhões de doses da Coronavac prontas, que irão atender o estado integralmente. “O Instituto Butantan vai atender a demanda integral do Governo de São Paulo para a vacinação total das crianças, e disponibilizará as vacinas remanescentes para o Ministério da Saúde, se assim o Ministério desejar, para oferecer ao Programa Nacional de Imunização. Se houver alguma relutância do Ministério da Saúde, por razões que não são razões da ciência, nós disponibilizaremos a vacina para os governos estaduais que desejarem”, afirmou Doria.

A imunização com a Coronavac teve início na tarde desta quinta, na Escola Brigadeiro Faria Lima, na Capital Paulista. O primeiro imunizado foi o aluno da escola, Caetano Moreira.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.