Governo do Estado espera ativar as barragens de Pedreira e Amparo em 2023

Foto: Flávio Botelho

O Governo do Estado trabalha com uma nova previsão para o funcionamento das barragens de Pedreira e Amparo: 2023. A data foi estipulada pelo Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo Estadual, Marcos Penido, em entrevista à CBN Campinas.

As represas foram sinalizadas como uma solução para a escassez de água durante a crise hídrica de 2014. Só que de lá pra cá, os dois reservatórios empacaram e estão entre 30 a 40% da obra. A construção da Barragem Pedreira, no rio Jaguari, entre os municípios de Pedreira e Campinas, completa três anos no mês de março. Já a represa de Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, recebeu a outorga da Agência Nacional da Água no começo de 2021.

As obras têm como objetivo principal garantir a segurança hídrica de mais de 5 milhões de pessoas nas cidades de toda a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, espera que até o final do ano as duas barragens já passem a reservar água bruta.

Os dois reservatórios foram retirados do papel com a crise hídrica que quase secou o Cantareira e expôs a fragilidade do sistema em 2014. Mas o secretário Marcos Penido lembrou que outras medidas foram tomadas para garantir mais segurança. O responsável pela pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente destacou as mudanças e as manobras nos mananciais para a reservação.

As duas barragens visam regularizar a vazão dos rios Jaguari e Camanducaia dos atuais 8,2 m³/s para 17,2 m³/s (mil litros por segundo) para demandas de abastecimento. São investidos ao todo R$ 527 milhões nas obras de construção das barragens que devem elevar a oferta de água em 23 municípios integrantes da Bacia PCJ. Porém, será necessária uma outra obra. A implantação de um sistema adutor para levar as águas acumuladas nas barragens para as cidades.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.