Ouça ao vivo

Governo Federal quer celeridade na revitalização do pátio ferroviário de Campinas

Foto: Henrique Bueno

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que o Governo Federal deve aprovar até abril a outorga onerosa das áreas de interesse do pátio ferroviário de Campinas. Ele esteve na cidade nesta quinta-feira, 27, onde se reuniu com o prefeito Dário Saadi, que apresentou o projeto de revitalização da área e também um plano de combate às enchentes no município.

A proposta do governo é repassar à iniciativa privada parte da área que compreende a estação cultura e vai até o terminal rodoviário de Campinas, que pagaria ao poder público uma espécie de aluguel. Os interessados revitalizariam e dariam uso ao local, gerando emprego e renda. O projeto não compreende as áreas operacionais. Deste modo, a Estação Cultura, o Cemprocamp e a área reservada para a construção de um shopping popular, não farão parte do acordo. O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, gostou do projeto apresentado pelo município e acredita que a liberação pelo Governo Federal será rápida e sem burocracia.

Segundo ele, o ministério e a prefeitura darão uso a uma grande área, que hoje está abandonada. “O projeto da prefeitura é muito interessante, super viável. A gente está falando de uma área não operacional. Ou seja, as áreas operacionais que vão ser destinadas à operação das linhas da Rumo, da MRS e do trem intercidades estão preservadas e no final das contas com um potencial enorme de utilização e de geração de negócios, de geração de empregos”, afirmou.

A prefeitura de Campinas apresentou ao ministro um projeto para conter enchentes nas bacias dos córregos anhumas, na Avenida Princesa d’Oeste e Serafim, na Avenida Orosimbo Maia. As duas importantes vias da cidade têm sofrido com enchentes há muitos anos, com vários registros de mortes, principalmente nas épocas de chuvas mais intensas. O último caso aconteceu no dia 31 de dezembro passado, quando uma mulher de 59 anos foi arrastada pela enxurrada e ficou presa debaixo de um carro. Ela não resistiu e morreu ainda no local.

Para o ministro, o projeto é importante e viável, mas precisa ser concluído pela prefeitura. Tarcísio Gomes de Freitas garantiu que assim que a proposta estiver pronta, vai buscar junto ao Governo Federal o financiamento necessário para a execução das obras. “A questão da drenagem é importante demais. A prefeitura está concluindo esses projetos e assim que esses projetos estiverem concluídos, a gente vai dar o encaminhamento no Governo Federal, para dar todo o apoio técnico e financeiro, para que esses projetos possam acontecer”, garantiu.

O ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, foi recebido pelo prefeito Dário Saadi no Palácio dos Jequitibás e durante a tarde eles foram visitar a área do Pátio Ferroviário.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.