Ouça ao vivo

Internações pela covid crescem no estado, mas seguem abaixo dos picos anteriores

Foto: reprodução YouTube

O Estado de São Paulo registra uma taxa de ocupação de leitos de UTI covid-19 de 51,7%. Nos últimos 7 dias houve um aumento de 39% no número de pessoas internadas. Porém, o Secretário Estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou em entrevista coletiva do Governo do Estado que os números estão bem abaixo dos registrados nos dois picos da pandemia no estado. “Os internados em UTI são 2.842, no pico da primeira onda eram 6.500, e no pico da segunda onda 13.150, portanto (agora) um número bem menor”.

Considerando também os internados em leitos de enfermaria, atualmente o estado registra 8 mil pacientes, número que corresponde a 25% do registrado no pico da segunda onda, quando o estado chegou a 32 mil internados simultâneos.

Segundo o coordenador executivo do Comitê Científico do estado de São Paulo, João Gabbardo, parte das internações registradas são de pacientes assintomáticos, que vão para o hospital por outros motivos, mas que após a testagem para covid-19 acabam tendo de ficar em isolamento, em um leito para pacientes infectados pelo coronavírus. “Um hospital público aqui de São Paulo interna para atender cardiologia, neurologia, mas os pacientes são testados, e 80% testam positivo para covid, e com isso passa a ser creditada uma internação para paciente covid pois ele precisa ficar em isolamento, ele não internou por problema de covid”.

A média móvel de novas internações pela covid-19 no estado está em cerca de 1,2 mil por dia, patamar observado pela última vez no final de julho do ano passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.