Ouça ao vivo

Moradores da região do Curtume reclamam de constantes alagamentos

Foto: Guilherme Pierangeli

Os moradores de um prédio na região do Curtume, em Campinas, relatam que na quarta-feira, dia 26 de janeiro, uma chuva forte alagou a rua e a garagem do edifício, causando transtornos para os moradores. O analista de produção, Thiago Barbosa, é morador do condomínio, que fica na Vila Industrial. Ele afirma que o problema é recorrente. “Sim é muito frequente, uma chuva de 15, 20 minutos alaga tudo, o córrego do Piçarrão transborda e alaga tudo, é perigoso, donos acabam tendo de abandonar os carros na avenida, e tem também nosso direito de ir e vir, pois nos dois sentidos da Av. Carlos de Campos você não consegue chegar ao condomínio toda vez que tem uma chuva mais forte”, detalha.

Foto: Guilherme Pierangeli

Segundo os moradores, o bairro ainda tem outros problemas, como a necessidade de melhorias viárias em trechos que ocorrem acidentes, a falta de poda de mato e de árvores em áreas públicas e particulares, e a falta de preservação de prédios históricos, como nos prédios do Curtume. “Preservar a história é legal, mas pra ficar desse jeito? É muito comum relato de usuários de drogas invadirem os prédios abandonados, então é complicado pois fica perigoso para nós moradores da região, então o que será feito com esse prédio que é tombado pelo patrimônio histórico, mas que está totalmente abandonado?”.

Os moradores relataram que muitas dessas reclamações foram registradas na prefeitura, por meio de protocolos, mas nenhum resultado foi obtido até o momento. A Prefeitura de Campinas emitiu a seguinte nota sobre a questão das enchentes e manutenção do bairro:

“A Prefeitura realizou, nos últimos anos, várias intervenções na região da Vila Industrial, inclusive ligadas às obras do BRT. Para solucionar definitivamente o problema, será necessária uma obra de grande porte e alto custo, que está em estudo na Administração Municipal, mas sem prazo para ser iniciada.

Como medidas para evitar e/ou amenizar alagamentos, é feito um trabalho constante de limpeza de córregos e de bocas de lobo. Na semana passada, foi feito mutirão de limpeza no Córrego do Piçarrão, no trecho da av. Francisco de Paula Souza até o Cortume.

Com relação à poda de árvores, elas são feitas apenas no inverno. Nesta época do ano, o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) faz, quando solicitado, apenas a correção das copas. As praças passaram por manutenção há cerca de 20 dias e, a partir da próxima segunda-feira, 31, equipes do DPJ estarão na região da Vila Industrial e, caso necessário, farão novamente a limpeza.

É importante ressaltar para que a população se conscientize e não descarte lixo ou entulho no chão e nos córregos.

Além disso, está em vigor a Operação Verão, da Defesa Civil, que agrega um conjunto de ações de prevenção e resposta na redução do risco de desastre para evitar ocorrências graves durante o período de verão, que é caracterizado por elevados índices pluviométricos.”

Em relação ao prédio histórico do Curtume, o posicionamento é o seguinte:

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que o Curtume Cantúsio é um bem tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc). Não há pedido por parte do proprietário do imóvel sobre futuros projetos no imóvel.

Vale lembrar que Campinas é uma cidade arrojada quanto à restauração e recuperação de bens tombados por meio da lei de potencial construtivo, regulamentada em dezembro de 2014. Uma alternativa uma vez que os proprietários de imóveis tombados podem usar deste instrumento para restauração de bens tomados.

Sobre os problemas viários, a Emdec emitiu o seguinte posicionamento:

“Nos próximos dias, provavelmente na segunda-feira, 31 de janeiro, a Emdec irá realizar vistoria técnica na via informada para avaliar a atual situação da sinalização viária; e tomar as providências cabíveis. Com relação à implantação de lombada, a Emdec irá realizar um estudo.”

*Atualizado às 08h22 de 31/01.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.