Ouça ao vivo

Motoristas do transporte escolar não conseguem agendar vistoria na Emdec

Foto: Prefeitura de Campinas/ Arquivo CBN

O início do ano letivo está próximo e é muito aguardado pelos motoristas que trabalham no transporte escolar. Com a suspensão das aulas presenciais nos últimos dois anos pela pandemia, o setor sangrou e muitos profissionais passaram por sérias dificuldades financeiras. Com o retorno de boa parte dos alunos às escolas, a expectativa da categoria estava alta, mas problemas burocráticos junto à Emdec têm trazido dor de cabeça para os profissionais.

Semestralmente, a empresa realiza uma vistoria que atesta a segurança dos veículos, ao custo de R$ 132. O problema é que muitos motoristas do sistema estão com dificuldade no agendamento e estão preocupados em não conseguir trabalhar no retorno das aulas. Júlio César Penachim está nesta situação e disse que tenta fazer o agendamento na Emdec desde o ano passado. “Desde então eu estou tentando fazer essa vistoria, foi gerado alguns protocolos e até então, cai em setor diferente, eu não sei o porque. A gente vai no sistema fale conosco, que é próprio da Emdec e formaliza esse pedido para que a gente consiga fazer a vistoria. E por enquanto eu não consegui a resposta deles”, afirmou.

Edson Morelli Justi, que também atua no transporte escolar, disse que ficou sem trabalhar desde março de 2020 e manteve o seu veículo parado. Ele afirma que falta flexibilização da empresa em entender o momento da categoria e que a Emdec deveria criar alternativas para facilitar a vida do trabalhador. “A Emdec, nesse dado momento, vai ter que entender o quê? Nós fizemos o cadastro, ok. Só que agora ela vai ter que flexibilizar a vistoria. Ponto. E eu acho que eles não estão querendo entender isso de forma amigável”, acredita.

Outro motorista do sistema, que preferiu não se identificar, disse que realizou todas as vistorias exigidas pela Emdec, mesmo com seu veículo parado, durante as suspensões das aulas pela pandemia. No final do ano passado, ele bateu a van e teve que fazer alguns reparos. Mesmo com toda a sua situação em dia, ele não consegue agendar uma nova vistoria. “Eu fiz todas as vistorias nessa pandemia aí. E agora em dezembro, eu tive um acidente com a minha van. Ficou amassada, mas deu para trabalhar. Esperei as aulas acabarem no ano passado, fiz a funilaria e troquei todas as faixas. Tô tentando ligar lá (Emdec). Tô ligando desde o começo de janeiro e me mandaram ligar depois do dia 15. Aí eu liguei ontem lá e me falaram que não estão marcando vistoria não”, revelou.

Em nota, a Emdec informou que os motoristas escolares que estão com dificuldades devem entrar em contato diretamente com o setor de Inspeção Veicular da empresa, pelo telefone (19) 3772 – 4275. A empresa garante que através deste telefone é possível agendar a vistoria. No site www.emdec.com.br, o condutor deve acessar os ícones ‘Transporte’ e depois ‘Inspeção Veicular’, onde estão todas as informaçoes sobre os procedimentos para as vistorias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.