Ouça ao vivo

Número de crianças internadas em UTIs covid-19 no estado sobe 61%

Foto: Arquivo/CBN Campinas

As internações de crianças e adolescentes em UTI covid-19 subiram 61% nos últimos 2 meses no estado de São Paulo. A informação foi dada pelo Governador João Doria (PSDB) durante entrevista coletiva na quarta-feira. “Dados da Secretaria de Saúde mostram alta de 61% na hospitalização de menores de 18 anos em UTIs nos últimos 2 meses no estado de São Paulo, o número saltou de 109 em novembro de 2021 para 171 em 10 de janeiro de 2022, os dados evidenciam a necessidade de acelerarmos a vacinação infantil”.

O Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, explicou que com a vacinação avançada entre os adultos, as crianças, que não estão vacinadas, acabam tendo uma incidência maior de covid-19. “Isso é chamado fenômeno do deslocamento epidemiológico, quer dizer, quando se vacina a população mais idosa os efeitos da pandemia se faz nas populações não vacinadas, é o que estamos observando nesse momento”.

Por conta disso, Covas e Doria destacaram a importância da vacinação infantil. Segundo Doria, o Butantan tem prontas 15 milhões de doses da Coronavac que já podem ser aplicadas nas crianças, caso haja autorização da Anvisa. “São Paulo tendo a aprovação da vacina do Butantan, nós iniciaremos imediatamente, 15 minutos depois da aprovação iniciaremos a vacinação aqui em São Paulo”.

Do total de doses prontas, 10 milhões estão reservadas para o estado de São Paulo, volume suficiente para aplicar as duas doses em todas as 4,3 milhões crianças de 5 a 11 anos do estado. Segundo Dimas, a Coronavac tem efetividade superior a 90% para evitar hospitalizações de crianças pela covid-19. Isso foi observado em países que utilizaram o imunizante nas crianças, como no Chile, por exemplo.

Ainda não há acordo entre Ministério da Saúde e Butantan para a compra da Coronavac, mas o instituto está aberto a negociações, inclusive diretamente com outros estados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.