A secretaria de saúde de Piracicaba informou que criou uma força-tarefa para evitar a transmissão em grande escala da variante ômicron no município, após a confirmação do primeiro caso da nova cepa no município. A paciente é uma adolescente de 15 anos, que já se recuperou da doença e passa bem. Equipes de saúde foram deslocadas até o local onde a jovem vive e está mapeando a região, identificando todas as pessoas com quem ela teve contato nas últimas semanas.
Elas serão monitoradas pela secretaria, que pretende dessa forma criar barreiras que impeçam a disseminação da nova variante do coronavírus. O secretário de saúde de Piracicaba, Filemon Silvano, disse que todos os esforços estão sendo feitos para preservar a saúde da população. Segundo ele, a adolescente manteve contato com muitas pessoas após a contaminação e por isso o trabalho é necessário. “Nós estamos em investigação porque ela teve contato com várias pessoas. A vigilância entrou em contato e acompanhou. O caso dela evoluiu para cura, sem mais complicações. Mas agora nós estamos com dificuldade em encontrar (as pessoas que a paciente teve contato). Então montamos uma força-tarefa, encaminhando uma equipe na residência dela para apurar melhor e fazer o bloqueio e conseguir investigar a origem disso aí”, explicou.
Sobre a epidemia de gripe, que trouxe complicações no atendimento de saúde em todo o estado de São Paulo, a procura se intensificou e outras medidas foram tomadas pelo município, como afirmou o secretário de saúde de Piracicaba. Filemon Silvano disse que há demora nas unidades de saúde, mas que o número de profissionais da área foi ampliado. “Nós abrimos cinco das nossas unidades básicas, das 07 horas às 19 horas, para poder ter o atendimento exclusivo para síndrome respiratória. Então a gente ampliou as equipes aqui e aumento os horários, para desafogar um pouco as unidades de pronto atendimento”, disse.
O atendimento às síndromes gripais em Piracicaba aumentou em 80% neste começo do ano. O município informou ainda que está fazendo a compra emergencial dos kits de testes, que identificam se o vírus causador do quadro gripal é o da covid-19 ou da influenza.