Polêmica, saída temporária da prisão é direito garantido por lei

Imagem: Google Street View

As saídas temporárias dos presos das penitenciárias brasileiras, popularmente conhecidas como ‘saidinha’, são frequentemente questionadas pela população. Para muitos, trata-se de um benefício desmerecido ou uma oportunidade para que os condenados cometam novos crimes. Sem contar que parte deles se evade do sistema e não retorna à prisão no prazo estabelecido pelas secretarias de segurança pública.

O fato é que o benefício é previsto em lei e trata-se de uma medida necessária para a reintegração gradual do apenado à sociedade. O professor Leonardo Pantaleão explica que no Brasil não há prisão perpétua e que cedo ou tarde, todas as pessoas que estão no sistema prisional serão postas em liberdade. Ele afirma que o benefício da saidinha é uma oportunidade de reinserção de parte da população carcerária no cotidiano da sociedade. “O objetivo principal dela é a reinserção gradual daquele indivíduo que cumpre pena no sistema prisional à sociedade. Nós não podemos esquecer que no Brasil não existe a prisão perpétua, então, mais cedo ou mais tarde, aquele indivíduo volta ao contexto social”, esclarece.

Para o professor Leonardo Pantaleão, a saidinha mexe muito com a opinião da população, já que muita gente acredita que o benefício não deveria ser concedido por se tratar de pessoas que cometeram crimes. De todo modo, ele afirma que o atual modelo sempre será alvo de debate. “Essa discussão sobre o eventual encerramento do benefício da saída temporária, pelo fato de que alguns indivíduos que fazem jus a ela, quando saem, ou praticam novos crimes ou abandonam o sistema prisional, não retornando no prazo determinado, sempre ganhou contornos de um grande debate”, afirma.

A última saidinha, concedida antes dos feriados de natal e ano novo, colocou nas ruas mais de 35 mil presos apenas no estado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pedágios da Via Colinas agora aceitam cartão de crédito por aproximação

Começa construção do Anel Viário de Cordeirópolis

Pés descalços no frio podem trazer resfriado? Descubra!

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.