Ouça ao vivo

Preterido, HC da Unicamp espera por mais leitos em breve

Foto: Arquivo/CBN Campinas

São 54 leitos, entre enfermaria e UTI, voltados exclusivamente para atender casos Covid-19 na principal unidade hospitalar da região de Campinas. Todos ocupados. O Hospital de Clínicas da Unicamp é referência para várias cidades na busca por tratamento.

E o HC voltou a sentir a pressão com a variante ômicron. E fez um apelo ao governo do estado por mais recursos e leitos. Não foi atendido.

Na coletiva nesta quarta-feira, o Governo João Dória anunciou a abertura de 700 vagas em todo o estado, mas nenhuma foi destinada à região de Campinas. Hoje o Hospital de Clínicas tem 18 leitos de UTI para pacientes com Síndromes Respiratórias e precisa de mais.

A superintendente em exercício do HC, Elaine Ataíde, espera que o pedido seja aceito em breve pelo governo do estado.  Apesar da situação, a superintendente disse que o cenário da onda da ômicron é diferente. A maioria dos pacientes é vacinada e atualmente os profissionais do HC encontram os internados com reações mais leves à doença. Para Elaine Ataíde, o panorama está mais ligado à imunização do que à variante.

O HC da Unicamp enfrenta também outro problema e também relacionado à Covid. A unidade tem trabalhado com a rotatividade dos profissionais em função do afastamento por causa da doença ou de outras síndromes respiratórias.  Atualmente, somente a enfermagem tem cerca de 130 profissionais afastados.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.