A reportagem da CBN visitou alguns dos hospitais particulares de Campinas há duas semanas, e na ocasião foi possível observar a alta procura por atendimento médico, gerada principalmente por pacientes com sintomas de síndromes respiratórias. Nesta quarta-feira (19) voltamos a alguns desses hospitais, e situação aparentava uma leve melhora, porém, o número de pacientes aguardando atendimento segue acima do normal segundo as atendentes dos hospitais.
No início da manhã, hospitais como Renascença, Beneficência Portuguesa e Centro Médico estavam com tempo de atendimento abaixo de uma hora. Mas ao longo da manhã a procura foi aumentando, e hospitais como Santa Tereza e Samaritano tinham suas salas de espera com muitas pessoas aguardando atendimento.
De acordo com o boletim mais recente da Prefeitura, divulgado na segunda-feira (19), a rede particular de Campinas tem 49 pessoas internadas em leitos de UTI devido a Síndrome Respiratória Aguda Grave, o que inclui pacientes de covid-19, gripe, e também de outros problemas respiratórios.
A cidade segue com duas mortes por gripe registradas nos últimos 30 dias: As vítimas foram uma menina de 12 anos em 30 de dezembro, e uma mulher de 89 anos em 2 de janeiro. Ambas tinham comorbidades, estavam vacinadas contra a Influenza, e foram vítimas da gripe tipo A. Essas mortes foram contabilizadas para 2021 pois o que é levado em conta é a data de início dos sintomas, sendo assim, até o momento não há confirmação morte por gripe em Campinas em 2022.
A recomendação para pacientes assintomáticos ou com sintomas leves de síndromes respiratórias é que não procurem os hospitais caso haja somente o intuito de obter um atestado médico. Nesse tipo de caso deve-se solicitar o Atestado Sanitário no site covid-19.campinas.sp.gov.br, ou pelo telefone 160. Ele tem a mesma validade de um atestado médico para ser apresentado no local de trabalho do paciente.