Procura por atendimento segue alta nas UPAs de Campinas

Foto: Guilherme Pierangeli

Segue alta a busca por atendimento médico por pessoas com sintomas de síndromes respiratórias nas unidades de saúde de Campinas. Nesta terça-feira (18) a reportagem da CBN foi até algumas dessas unidades, que seguem com um alto volume de pacientes buscando atendimento.

Na UPA do Carlos Lourenço a sala de espera não estava superlotada, mas havia um número considerável de pacientes aguardando atendimento. Ao longo da pandemia a unidade foi transformada em uma espécie de hospital de campanha durante duas oportunidades, atendendo somente pacientes de covid-19, mas desde novembro do ano passado ela voltou a funcionar para atendimentos médicos em geral.

Na UPA Anchieta Metropolitana a sala de espera estava lotada, com muitos pacientes tossindo. O local substituiu o PA Anchieta no final de 2020, atende pacientes do distrito de Nova Aparecida e também de Sumaré. A unidade conta com 26 leitos de retaguarda e dez de urgência e emergência.

Também visitamos o Centro de Saúde do Boa Vista, que apresentava procura baixa por atendimento. Por ser a unidade de saúde mais próxima para os moradores dos bairros que ficam às margens da rodovia Campinas-Monte Mor, o presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos (PSB), fez uma solicitação à Secretaria de Saúde para que a unidade receba uma tenda de testagem de gripe e covid-19 para atender os moradores daquela região da cidade.

Segundo boletim divulgado nesta segunda-feira (17) pela Secretaria de Saúde, Campinas tem 87 pacientes internados em UTI com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), 15 a mais do que o registrado sete dias antes. A Prefeitura de Campinas recomenda que os pacientes com sintomas leves não procurem as unidades de saúde para a obtenção de atestado médico. A orientação é solicitar um atestado sanitário pelo site covid-19.campinas.sp.gov.br.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

Piracicaba oferece serviço gratuito para destinação de animais que morreram

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.