Ouça ao vivo

Secovi acredita em retomada do mercado imobiliário em 2022

Foto: Ivair Oliveira

O mercado imobiliário sofreu distorções durante a pandemia, e elas deverão ser corrigidas ao longo de 2022. Esta é a opinião do Diretor de Gestão Patrimonial e Locação da Regional Secovi Campinas, Daniel Aranovich. Segundo ele, a retomada da indústria após o primeiro pico da pandemia acabou impactando em índices que são vitais no mercado imobiliário, como o IGP-M, que corrige anualmente os contratos de aluguel e chegou a ultrapassar 30% no acumulado de 12 meses; e o INCC, que leva em conta a variação do custo dos materiais de construção, e corrige o custo das obras em andamento, como imóveis comprados na planta, por exemplo. Este índice chegou a ultrapassar 10% no acumulado em 12 meses. “Houve um descolamento desse custo de produção, o que jogou os índices para cima, quando a gente compara qualquer índice de crescimento com o IGP-M fica anormal. Vamos olhar agora o último mês, em novembro de 2021 o INCC deu 0,67%, IPCA 0,95%, IGP-M 0,02%”.

Agora, com índices mais próximos do habitual, e com a retomada de atividades que estavam suspensas ou em home office, Aranovich acredita que haverá crescimento no mercado imobiliário ao longo do ano. “A gente entende que isso é um ciclo ocasionado pela desocupação de escritórios e escolas nessa época de pandemia, o que tende agora a se corrigir, quando começa essa ocupação a oferta reduz e preço volta a se adequar, então a gente acredita que estamos no inicio de um ciclo de retomada do mercado imobiliário, tanto de locação quanto de venda”.

Essa retomada já pode ter sido iniciada em Campinas. Segundo dados do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP), a venda de imóveis usados cresceu quase 21% na região em novembro de 2021 no comparativo com o mês anterior, enquanto o número de novas locações aumentou 21,5% no mesmo comparativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.