Ouça ao vivo

Sede dos Bombeiros, no Centro de Campinas, será revitalizada

Foto: Google Street View

Abrigando o Corpo de Bombeiros há 112 anos, a sede da corporação que fica no cruzamento das ruas José Paulino e Ferreira Penteado, no Centro de Campinas, passará por um processo de revitalização. O processo, que ainda não foi detalhado, faz parte das comemorações dos 122 anos da implantação dos bombeiros na região. A corporação passou a ser representada na região no dia 23 de janeiro de 1900, comandada por um oficial da Força Pública.

O grupamento foi incorporado oficialmente à Força Pública do Estado de São Paulo em 23 de janeiro de 1963. A sede central de Campinas foi inaugurada no dia 11 de julho de 1909 e permanece abrigando a corporação até hoje. Este é o último prédio histórico do Corpo de Bombeiros, que foi construído no século XIX. De acordo com o tenente-coronel Eglis Roberto Chiachirini, o prédio faz parte de um conjunto arquitetônico histórico na cidade de Campinas.

Segundo ele, o processo de revitalização é um esforço da própria corporação. “Esse prédio foi inaugurado no dia 11 de julho de 1901 e ele faz parte de um conjunto arquitetônico junto com o Palácio dos Azulejos. E num esforço do Corpo de Bombeiros em apoiar a revitalização do Centro, nós tomamos a iniciativa de começar, por conta própria, a nossa revitalização. Trazendo de volta a pujança e a beleza da nossa sede histórica”, disse.

Os 122 anos da corporação na região foram celebrados com a entrega da medalha centenária para 25 personalidades que contribuíram para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.