O Governo de São Paulo divulgou o layout que será usado em cerca de 4,5 milhões de carteiras de vacinação destinadas exclusivamente ao público infantil de 5 a 11 anos contra a Covid-19.
O documento para controle das doses aplicadas em crianças será usado em todos os locais de vacinação contra o coronavírus. O design privilegia o topo do documento na cor amarela e a hashtag #VacinaJá em letras coloridas.
A antecipação de etapas administrativas é considerada fundamental para agilizar a aplicação em crianças, medida que já foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e aguarda uma definição por parte do Governo Federal para o começo da aplicação das vacinas da Pfizer, específicas para a faixa etária.
O Ministério da Saúde emitiu uma nota em defesa da vacinação para esse público. Segundo a pasta, a nova recomendação é incluir crianças de 5 a 11 anos no plano de imunização contra a Covid-19. A decisão será formalizada no dia 5 de janeiro e a vacinação pode começar no mesmo mês.
Pesquisa recente da Fiocruz aponta que a vacinação do público entre 5 e 11 anos é determinante para aumentar a cobertura de imunização contra a Covid-19 em todo o Brasil.
São Paulo também aguarda resposta da Anvisa a novo pedido do Instituto Butantan para uso da Coronavac na imunização infantil.