Moradores de Campinas em situação de vulnerabilidade estão recebendo a dose de reforço da vacina contra a covid-19 graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Consultório na Rua, do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira.
A ação teve início na segunda-feira (10), e leva a vacinação a locais como abrigos e outros pontos de concentração das pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa visa atender pessoas que têm dificuldade para realizar o agendamento ou se direcionar até um local de vacinação.
A coordenadora do Consultório na Rua, Alcyone Apolinário Januzzi, afirma que a expectativa é atender quase duas mil pessoas. “Primeira dose nós fizemos 1.900 doses, esse é nosso objetivo, repetir este número, é lógico que é uma população itinerante, que tem suas características, mas a gente tem tido grandes surpresas, como eles já terem ido ao Centro de Saúde, então nosso objetivo já está mais do que atingido”. Segundo Alcyone, não há caso de recusa por parte desses moradores, pois eles já conhecem o trabalho realizado pela Consultório na Rua.
Nesta quarta-feira (12) foram vacinadas as pessoas atendidas pela Casa São Francisco, no bairro Vila Nova, como Antônio Souza, que destacou a importância da imunização. “A saúde né, não só minha como de muita gente, agora sim, estou mais tranquilo, pra mim isso é liberdade, torcer pra que dê certo, e logo logo q gente se livre desse problema”.
A maioria da população em vulnerabilidade recebeu uma dose da vacina da Janssen, e agora essas pessoas recebem uma segunda dose do mesmo imunizante. Já quem buscou atendimento em um Centro de Saúde e recebeu duas doses de outra vacina, agora receberá uma dose de um imunizante diferente.
O trabalho segue até a sexta-feira da próxima semana, dia 21 de janeiro. A vacinação não abrange somente pessoas em situação de rua, mas também outros moradores em situação de vulnerabilidade, como as profissionais do sexo, por exemplo. A ação também é realizada pelas equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Campinas.