Ouça ao vivo

Consumidor pode tomar medidas para evitar combustíveis adulterados

Foto: Danilo Braga

No início de fevereiro os Policiais da Divisão Especializada de Investigações Criminais prenderam novamente o gerente de um posto de combustíveis na rua Irmã Serafina, no Centro de Campinas, após novas informações irregularidades no estabelecimento

Segundo a fiscalização, o estabelecimento adulterou combustíveis e fraudou cópias do laudo da perícia que havia sido realizado em outubro do ano passado, quando bombas de combustíveis foram lacradas por adulteração pela ANP (Agência Nacional de Petróleo) e também pelo IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Mas como o consumidor pode evitar abastecer em um posto que pode ter problemas? Flávio Campos, Presidente do Recap, o Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas, explica que em Campinas o consumidor pode procurar pelo selo de Programa de Monitoramento da Qualidade do combustível. “Quando o caminhão vem descarregar o posto consegue fazer uma análise muito limitada, com alguns parâmetros somente. Nós contratamos um laboratório que semanalmente, em um dia aleatório, faz a coleta dos combustíveis, e em 48 horas ele entrega um laudo ao posto para que ele tenha certeza que o combustível que ele descarregou no tanque está dentro dos parâmetros de qualidade”. Os postos que participam do programa tem um selo fixado próximo às bombas, informando a participação.

Outra recomendação para evitar problemas é procurar informações que possam dar maior confiança ao consumidor. “Sempre pedir nota fiscal, procurar abastecer sempre no mesmo posto, perguntar pro frentista se ele conhece o dono do posto, e se o dono frequenta o posto, isso é importante para saber se é uma empresa idônea ou se tem um laranja operando a empresa, então tem pequenas dicas que evitam que o consumidor caia numa cilada, que acha que tá pagando um preço melhor, mas na verdade ele está pagando mais caro no combustível”. Campos afirma que esses postos que tem apresentado problemas em Campinas não são filiados ao Recap, até mesmo por desinteresse dos proprietários em atuarem de forma correta.

A executiva de contas, Talita Braghetto, relatou que faz exatamente o que recomenda o presidente do Recap. “Geralmente eu abasteço em postos que já conheço, e sempre no mesmo, eu venho sempre aqui, pois nunca tive problema, e também na rede né, quando é uma rede conhecida”.

A ANP realizou mais 3,4 mil ações de fiscalização no estado de São Paulo em 2021, sendo 23 delas em Campinas. Foram fiscalizados 16 postos da cidade, sendo que três foram autuados.

Mais informações sobre o Programa de Monitoramento da Qualidade do Combustível nos postos de Campinas podem ser obtidas no site recap.org.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.