Exportações no agronegócio paulista cresceram 9,5% em 2021

Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

O agronegócio paulista registrou no ano passado um crescimento importante nas exportações, na casa dos 9,5%, somente em 2021. Foram movimentados U$ 19 bilhões no período, contra U$ 17,2 bilhões no anterior. Quando convertido em reais, a movimentação financeira do setor passou de R$ 92 bilhões em 2020 para R$ 122 bilhões no ano passado, um crescimento de 26,6%, muito superior ao índice registrado pelo Brasil. No mesmo período, o país, com um todo, teve crescimento de 10,1%.

O agronegócio paulista foi impulsionado pelo setor sucroalcooleiro, que representou 34,4% das exportações em 2021. Em seguida veio a soja, com 13,5%, carne, com 13,3% e sucos, com 8,4%. Produtos florestais e o café também tiveram bom desempenho em 2021. Os principais destinos dos produtos paulistas foram a China, a União Europeia e os Estados Unidos.

O secretário de estado e abastecimento do São Paulo, Itamar Borges, afirma que o Brasil oscilou próximo à margem da inflação, o que não significa um crescimento real. Para ele, os números mostram a importância do estado para alavancar o agronegócio nacional. “É importante destacar, que o mercado interno, São Paulo, como tem feito nos resultados da economia, de um modo geral. Nós temos aqui, com relação à produção do agro, SP cresceu de 2020 para 2021, 26,6% e o Brasil cresceu 10,1%. Na verdade o Brasil empatou com a inflação e o estado de São Paulo teve um avanço importante”, afirmou.

A perspectiva para este ano no agronegócio do estado também é positiva. O estado projeta um crescimento de 10% no setor até dezembro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.