CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Operação contra tráfico internacional prende um em Sumaré

Um dos 12 presos nas operações da Polícia Federal, comandada pela superintendência do Rio de Janeiro, foi detido em Sumaré, na manhã desta terça-feira, 15. As ações, contra o tráfico

Operação contra tráfico internacional prende um em Sumaré
Divulgação/PF Campinas

Um dos 12 presos nas operações da Polícia Federal, comandada pela superintendência do Rio de Janeiro, foi detido em Sumaré, na manhã desta terça-feira, 15. As ações, contra o tráfico internacional de drogas, ocorreram de forma simultânea em cinco estados brasileiros e três países. A operação se concentrou na capital fluminense, onde uma das equipes, com dois blindados, se instalou na Vila Cruzeiro. Na sexta-feira passada, 11, uma operação na região terminou com nove mortos em confronto.

Foram duas ações simultâneas com objetivo de desarticular organizações criminosas voltadas ao tráfico e à lavagem de dinheiro. Na região, um homem foi preso em flagrante em Sumaré, com uma grande quantia de dinheiro, mas as circunstâncias da prisão não foram detalhadas. A Polícia Federal cumpriu 86 mandados judiciais expedidos pela 5ª e 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

As operações foram chamadas de Turfe e Brutium. A primeira delas cumpriu 20 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, além de medidas de cooperação policial no Paraguai, Espanha e nos Emirados Árabes. Com 18 meses de investigação, a Polícia Federal descobriu uma quadrilha responsável pela aquisição de drogas em países produtores, como a Bolívia e a Colômbia, pelo transporte do produto até o Brasil e pelo envio aos países europeus.

Já em relação à Operação Brutium, a Polícia Federal cumpriu 19 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. A investigação começou há dois anos e combate o tráfico internacional de cocaína envolvendo duas facções criminosas que buscam a droga no Peru e na Bolívia e enviam para a Europa. O trabalho teve colaboração de forças de segurança da França, Marrocos, Bélgica, Espanha e dos Estados Unidos. Até atrásra foram apreendidas mais de duas toneladas de cocaína no Brasil, Europa e África, além de R$ 3,5 milhões em dinheiro.

Compartilhe

Conteúdos